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Dica 03 - Como criar um histograma de MO

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Então o pessoal, vou fazer demonstração de como tirar o histograma de mão de obra do Primavera. É bem simples, dá um pouco de trabalho, mas o processo é simples, a maior parte do trabalho será feito pelo próprio Primavera.

Como exemplo, vou pegar um projeto aqui com menos de duas mil atividades.

Tela do Primavera
Tela do Primavera

Cada atividade tem diversos recursos associados. Neste exemplo, a execução deste bueiro conta com  pedreiro, carpinteiro, armador, caminhão e motorista. Nesse recurso “pedreiro”, a atividade tem duração de 33 dias com um total de 528 horas trabalhadas.

Isso dá aproximadamente 18 pedreiros trabalhando 8 h/d durante 33 dias. Mas isso aqui é apenas parte da informação necessária, porque aqui é a quantidade total nessa atividade e o que eu preciso quero é a quantidade de pedreiros em todas as atividades, e por dia. Para isso, vou utilizar essa janela (Resource Assignments) que tem os recursos associados às atividades.

Tela - Resource Assignments
Tela – Resource Assignments

Se utilizar a visão para toda a mão de obra, eu tenho então, por dia o total de mão de obra.

Lembrando que isso aqui não é total de pedreiro, é total de esforço de pedreiro neste dia. Tem que pegar isso e dividir por 8. Exemplo: 128 h / 8 = 16 pedreitos.

Esse layout não sai assim a primeira vez que você acessa essa janela, primeiro eu tive que fazer um trabalho de criar um filtro, separar o que é a mão de obra, o que é equipamento, o que é material e depois mudar o agrupamento dele para que eles ficassem nesta ordem aqui. Só assim é que teria esses valores.

A forma mais fácil que eu acho é passar para o Excel, e então e eu poderia tirar um gráfico do Excel.

Para você passar para o Excel, é só você selecionar tudo, control c e control v no Excel e a informação vem neste formato.

Tela do Excel após a importação do Primavera P6
Tela do Excel após a importação do Primavera P6

Então tem aqui o ajudante e as atividades que ele está trabalhando.

 

Depois, utilizando recursos do Excel, eu fui melhorando a planilha, criei um filtro, eu eliminei algumas linhas, elimine algumas colunas e cheguei essa informação aqui.

Tela do Excel após alguns ajustes
Tela do Excel após alguns ajustes

Agora é só pegar esse valor de 144 e dividir por 8 que vai me dizer que eu tenho 18 ajudantes neste dia.

Tela do Excel dividindo por 8
Tela do Excel dividindo por 8

Observe que neste dia eu tenho aproximadamente 19 pessoas trabalhando, sendo 18 ajudantes e 1 motorista.

Agora eu já tenho condições de tirar um gráfico do Excel.

Gráfico de Histograma de MO no Excel
Gráfico de Histograma de MO no Excel

Observa que a distribuição está por mês, sendo que o pico da obra é o dia 30 de abril com 2173 pessoas trabalhando.

Normalmente é isso que interessa para o gerente.

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Sérgio Magalhães

Instrutor e Analista de Planejamento de Projetos
Sérgio Magalhães